Estudo de caso sobre o espaço destinado à música gaúcha regional tradicionalista nos jornais Correio do Povo e Zero Hora

O presente artigo tem como principal objetivo fazer um estudo de caso da música gaucha regional tradicionalista por dois dos jornais de maior circulação no Rio Grande do Sul: Correio do Povo e Zero Hora. Para este estudo, descreveremos inicialmente o contexto do jornalismo cultural em que o jornalismo de música regional tradicionalista se vê inserido, para, em seguida, apresentamos a história da música gaúcha e suas particularidades. Após esta contextualização, o trabalho apresenta a análise das edições dos meses de setembro e outubro – no mês de festividades Farroupilha e um após – do ano de 2009, dos jornais Zero Hora e Correio do Povo, a fim de verificar como se apresenta o noticiário nestes dois meses sobre música regional tradicionalista.

Sobre Letícia Sangaletti

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.