Mais do mesmo em revistas femininas: promessas de capa em Nova, Ana Maria e Sou Mais Eu

O mercado da mídia impressa revista, em sua segmentação feminina, oferece diferentes produtos às leitoras brasileiras. O presente trabalho busca investigar em que medida esses distintos projetos editoriais trabalham estratégias discursivas e promessas diferenciadas em suas capas. Os veículos escolhidos para análise foram as revistas da Editora Abril, Nova, Ana Maria e Sou Mais Eu. Para tanto, foram seguidos os passos propostos por Verón na investigação da relação enunciador-enunciatário e estudadas as estratégias de manipulação expostas por Greimas. Em resumo, os resultados apontam para o fato de que, ainda que se pretendam diferentes, os discursos das três revistas analisadas se assemelham quanto às estratégias de manipulação, em que prevalece o uso da tentação e da sedução, e na relação enunciadorenunciatário, utilizando-se de distanciamento pedagógico e didático para com suas leitoras.

Sobre Laísa Bisol

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.