Marcas jornalísticas no Custe o Que Custar: um novo modelo de telejornalismo?

No Brasil tem aumentado o número de programas que trazem o conteúdo noticioso para dentro de si, fazendo uma hibridização de dois gêneros televisivos que antes apenas andavam em linhas paralelas. Mas como definir o que é telejornalismo e o que é humor televisivo? Existe um véu sob os olhos que faz pensar que tudo o que informa é telejornalismo. Há um equívoco, todos nós produzimos e consumimos informação e nem por isso estamos fazendo jornalismo. Como o Custe o Que Custar Rede Bandeirantes apresenta como jornalismo, se tem sua linha baseada no humor maldoso e sarcástico? A simples utilização de notícias para fazer humor é jornalismo? O CQC afirma como jornalismo mas tem deficiência na apuração e parcialidade nas informações repassadas. Isso define o programa como humor televisivo que utiliza marcas do telejornalismo como autoafirmação de forma e não de conteúdo.

Sobre Gabriel Lautenschleger

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.