O uso de referências a arte e estética na revista Vogue Brasil

O presente trabalho analisa o uso de referências a arte e estética na revista de moda feminina Vogue Brasil. Tomando por base cinco edições da revista, publicadas entre maio e setembro de 2009, foram selecionadas algumas matérias publicadas nas seções “Fala-se de arte”, “Fala-se de foto”, “Fala-se de moda” e “View”. Nesse estudo, antecedido por considerações teóricas envolvendo jornalismo de revista, jornalismo de moda e a relação de ambos com o segmento de público feminino, buscou-se perceber de que forma conteúdos relativos à arte podem conferir maior aprofundamento a matérias sobre moda, e em que medida isso pode ser percebido nas mesmas – sejam elas pertencentes a uma seção específica, a exemplo de “Fala-se de arte”, ou a seções voltadas a outros assuntos.

Sobre Juliana Bastos

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.