Rádio e tecnologia: o processo de convergência na produção do Jornal da Comunitária

O trabalho aqui apresentado trata-se de um estudo de caso sobre o uso das tecnologias na rádio Comunitária FM, de Frederico Westphalen, utilizando os estudos de convergência como base teórica. A pesquisa aborda especificamente as rotinas produtivas do “Jornal da Comunitária”, através de uma observação simples realizada durante uma semana. Nessa observação, procurou-se atentar especificamente para as consequências do processo de convergência nas rotinas de produção do radiojornal escolhido como estudo de caso. Apresenta ainda um breve relato sobre as características fundamentais das rádios comunitárias e identifica a presença do processo de convergência na redação da rádio Comunitária FM.

Sobre Roscéli Kochhann

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.