Série “Mundos Invisíveis” do programa Fantástico/Rede Globo: uma forma de divulgação científica na televisão

Divulgar a Ciência para um público heterogêneo não é uma tarefa simples para cientistas e jornalistas. São visões que precisam estar unidas para obter sucesso e principalmente conseguir fazer com que esse público compreenda o sentido da informação. Esta pesquisa estuda a forma usada na série Mundos Invisíveis divulgar a ciência. Utilizamos como métodos a pesquisa bibliográfica sobre divulgação científica, televisão, jornalismo, assim como a análise fílmica da série, levando em consideração as peculiaridades da linguagem televisiva. São vários elementos que juntos buscam facilitar o entendimento de um conteúdo científico/educativo denso, dentre eles estão o uso de animações, de mais de um narrador, de diferentes ritmos nas trilhas, de sons engraçados e da presença do apresentador nos locais onde aconteceram as descobertas dos diversos filósofos e cientistas abordados nos nove episódios da série.

Sobre Letícia Costa

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.