Vozes do Noroeste Gaúcho: Uma Análise do Consumo das Músicas da Banda Comunidade Nin Jitsu por jovens de Frederico Westphalen – RS

Neste artigo, busca-se analisar o processo de consumo de músicas da banda gaúcha Comunidade Nin Jitsu, através de 6 entrevistas em profundidade realizadas com jovens mulheres do Noroeste do Rio Grande do Sul, pertencentes à faixa etária dos 14 e 20 anos. A pesquisa utiliza como base os pressupostos teóricos dos estudos culturais latinoamericanos, entre os quais se destaca o trabalho de García-Canclini (2006), além dos estudos da pesquisadora gaúcha Ronsini (2007) focados no consumo de músicas por jovens do Rio Grande do Sul. Segundo dados obtidos, é possível perceber que os grupos a que as entrevistadas pertencem organizam-se em torno do consumo e não se apegam, exclusivamente, a uma determinada banda ou estilo musical. Também foi possível perceber que o consumo das músicas da Comunidade Nin Jitsu dá, às jovens, a possibilidade de incorporar valores criticados em seu grupo social.

Sobre Aline Vogt

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.