A língua portuguesa na língua dos locutores de televisão: um estudo dos níveis linguísticos do programa Central da Copa

tcc-laize-turraEste artigo estuda os níveis de linguagem no programa esportivo e televisivo Central da Copa, a fim de analisar como os participantes (locutores) se comportam linguisticamente no contexto comunicativo televisivo. O corpus é formado por quatro edições do programa Central da Copa, 2010. Foram analisadas cinco categorias (usos pronominais, marcadores discursivos, apagamento do “r”final, apagamento dos ditongos e emprego do verbo estar). Foi possível observar que os participantes, com destaque para o apresentador, usam predominantemente o nível informal (coloquial). Esperava-se que,por ser um contexto de comunicação televisivo, mesmo sendo de debate, com participantes de idades variáveis, a linguagem fosse mais formal e não preponderantemente tão coloquial como os dados analisados revelaram.

TCC-laíze

Sobre Laíze Zanon Turra