Os usos sociais da internet por estudantes do Nível Médio: itinerário de adolescentes dos meios urbano e rural de Caibi – SC

O artigo busca comparar os usos da Internet por jovens do meio urbano e rural do município de Caibi, oeste de Santa Catarina, partindo do princípio da Inclusão Digital. Assim, verifica-se em que nível esses grupos fazem uso da Web para aquisição de capital cultural e para a busca de conteúdos pertinentes às suas áreas de estudo. Mediante a análise, verifica-se uma diferenciação quanto aos usos da rede, em que os indivíduos do meio urbano utilizam a mesma com mais frequência para comunicação instantânea e redes sociais, enquanto os indivíduos do meio rural mais a utilizam para a pesquisa escolar. Essa constatação, entretanto, opõe-se em parte à teoria de Bourdieu, de que quanto maior for a posse de capital cultural dos progenitores, maior é o aproveitamento escolar, tendo em conta que a posse de capital cultural do grupo urbano é maior em comparação à do grupo rural.

TCC-iedo

Sobre Iedo Zortea