Política Nacional: uma análise do contrato de leitura da revista Rolling Stone Brasil

Este estudo foi desenvolvido a partir de uma análise da seção Política Nacional da revista Rolling Stone Brasil. As edições escolhidas foram de março de 2010 a fevereiro de 2011, totalizando 12 revistas. A proposta de análise refere-se à verificação das estratégias enunciativas utilizadas pela revista para alcançar seu público alvo, público esse com um perfil jovem, segundo a própria publicação. O suporte teórico utilizado foi organizado com base nos conceitos de contrato de leitura a partir da análise do discurso propostos por Eliseo Verón e Charaudeau, além dos conceitos jornalísticos e da prática em revistas das teorias de Sérgio Vilas Boas e Marília Scalzo. Entre os principais resultados podemos destacar que a Rolling Stone Brasil, para atingir seu público alvo, elabora seu discurso fazendo uso de intertextualidade, polifonia, além de informar, explicar determinados assuntos mais complexos para o leitor. Além disso, é frequente a revista empregar o uso de ferramentas de social media, bem como recursos do cinema, literatura, cultura, moda e comportamento, a fim de exemplificar ou comparar, enquanto forma de explicação ao leitor.

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