Vinheta de abertura da série brasileira “A Vida Alheia”: antecipando temas, construindo sentidos

Neste artigo propõe-se um estudo de caso que analisa a sequência de imagens que formam a vinheta de abertura da série de TV “A Vida Alheia” produzida pela Rede Globo de Televisão. Este trabalho dá-se por meio da análise comparativa das imagens utilizadas nas capas das revistas nas cenas da vinheta com os temas abordados nos episódios da série televisiva. As análise têm como base os conteúdos que permeiam os elementos de produção televisivos, e as definições de série e vinheta. A partir deste ferramental teórico e metodológico esta análise tem como objeto a vinheta de abertura da série de TV “A vida alheia”, com quarenta e três segundos e serve de elemento introdutório ao programa que leva o mesmo nome, identificando-o e separando-o da programação da emissora. Em um primeiro olhar a vinheta apresenta elementos que antecedem os temas abordados na série, assim é possível compreender do que trata o programa de TV. Após a análise é possível perceber a linha editorial da revista representada na série e o seu público consumidor.

TCC-dionatan

Sobre Dionatan Kaufmann