A morte de Amy Winehouse como acontecimento no Fantástico e no Jornal Nacional

Amy-Winehouse-Morre-Foto-Sensual-NuaNa esfera televisiva, a mídia investe em diferentes práticas e estratégias para transformar um acontecimento em notícia. Este trabalho busca analisar em que medida dois produtos factuais veicularam um mesmo acontecimento: a morte da cantora Amy Winehouse. Para isso utilizamos a classificação de Duarte (2004) e Rezende (2000) sobre gênero, subgênero e formato e, com base nesse referencial metodológico, encontramos pontos de diferenciação nos discursos veiculados. Ao fim da pesquisa foi possível perceber que tanto o Jornal Nacional quanto o Fantástico mantêm uma mesma linha editorial; contudo, a construção da notícia e a forma que ela é apresentada aos telespectadores varia, obedecendo características relacionadas aos formatos.

luiz

Sobre Luiz Fernando Greiner Barp

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 2013.