Tribuna da Fronteira x Gazeta de Riomafra: uma análise de conteúdo de jornalismo impresso praticado nas cidades-irmãs Mafra-SC e Rio Negro-PR

Capa-Mafra-26-06-2013A proposta do presente artigo foi analisar a produção de conteúdo jornalístico dos jornais impressos das cidades-irmãs Mafra-SC e Rio Negro-PR, com base em referências sobre jornalismo local, impresso e critérios de noticiabilidade. A pesquisa teve como finalidade compreender como é a produção de notícias em ambos os impressos, o bissemanal tabloide Gazeta de Riomafra e semanal standard Tribuna da Fronteira. Por meio das tabelas de análise de conteúdo e entrevistas de profundidade com os donos dos jornais, foi possível observar a inexistência de planejamento para as edições ou regras para escolha de pautas. Ambos os jornais apresentam problemas estruturais e organizacionais que acabam influenciando no conteúdo publicado.

TCC Chayenne Elis Cardoso

Sobre Chayenne Elis Cardoso

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 2013.