Estratégias de reformulação do projeto gráfico do jornal O Alto Uruguai

Através da análise das teorias de grandes pensadores do design mundial atual, como Mario Garcia, Jacek Utko e Tim Harrower, este trabalho faz uma leitura crítica e evolutiva do processo produtivo gráfico e as estratégias de reformulação do projeto gráfico do jornal interiorano “O Alto Uruguai” da cidade de Frederico Westphalen no interior do Rio Grande do Sul. Foi analisada, através de visitas periódicas e com entrevistas aos profissionais da empresa, a evolução deste jornal de 43 anos que começou a funcionar na época da impressão tipográfica e se mantém firme até hoje como uma referência no jornalismo regional. Com base em teorias já bastante difundidas entre grandes jornais mundiais, esta análise identificou que mesmo um pequeno jornal sem nunca que seus responsáveis tenham estudado as teorias dos principais designers de impresso do mundo, consegue acertar em alguns quesitos a maneira de diagramar o seu periódico, apenas através da experiência e baseando-se em outras publicações.

Estratégias de reformulação do projeto gráfico do jornal O Alto Uruguai

Sobre André Lopes

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.