Marketing e linguagem radiofônica no HGPE: campanha presidencial de Dilma e Serra

EBIDA-IMAGEM-TCCEste trabalho tem como objetivo analisar os programas radiofônicos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, do ano de 2010. Optou-se pelos candidatos, Dilma Roussef do Partido dos Trabalhadores (PT) e José Serra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com maior tempo de programação no rádio. Dilma com dez minutos, 38 segundos e 54 centésimos e Serra com sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos. Para possibilitar a análise, utilizou-se uma ficha, através da qual se observou como e quais técnicas radiofônicas e de marketing político-eleitoral foram empregadas. Quanto ao rádio foram observadas características como a linguagem e os formatos de apresentação, já pelo marketing foram observados itens como apelos e temas que guiaram a campanha. Com isso pretende-se constatar as estratégias predominantes, possibilidades sobre o porquê de se optar por uma ou outra estratégia, e os resultados visados e alcançados.

TCC-ebida

TCC-ebida-(apendices)

Sobre Ébida Santos