Programa Patrola: análise dos critérios de noticiabilidade, o uso do infotenimento e a identificação com o público jovem

Seleção_005Este artigo se propôs a analisar o programa “Patrola”, no que se refere aos seus valores-notícia, o uso do infotenimento e a identificação com o público jovem. Para isso, são adotados basicamente como referencial teórico para a pesquisa, os critérios de noticiabilidade apresentados por Wolf (2008) e o conceito de infotenimento desenvolvido por Dejavite (2006). Ainda, é detectada a identificação com o público jovem, o uso de marcas de fala e a ligação do programa com outros meios de difusão da informação. Desta forma, com a análise de 4 edições, pode-se perceber que o programa mescla a utilização dos critérios de noticiabilidade, aposta no uso do infotenimento e atende o seu público alvo, criando uma identificação entre telespectadores e repórteres, que são sempre focados, o que resultou na proposta de criação de um novo critério de noticiabilidade, baseado no sujeito comunicador.

TCC Aila Wayhs Ferrari

Sobre Aila Wayhs Ferrari

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 2013.