13 Reasons Why: é preciso falar sobre suicídio, sim.

Divulgação

Dirigida por Thomas McCarthy, diretor de cinema e roteirista americano, a série “13 Reasons Why”, coloca em evidência assuntos como depressão, abuso sexual e suicídio. A série foi lançada no início de 2017, pela Netflix, a maior provedora global de filmes e séries do mundo, com mais de 90 milhões de assinantes atualmente. Além de ser a série mais comentada do ano pelos telespectadores, “13 Reasons Why”, desenvolve reflexões críticas na sociedade por romantizar o suicídio, e por transmitir a série com um elenco jovem, o que para muitos, deixou a história ainda mais conflituosa e instigante.

Em treze episódios, a série conta a história de Hanna, que é interpretada pela atriz australiana Katherine Langford. Hanna, é uma garota que desenvolveu alguns sintomas depressivos em silêncio, após ser alvo de abusos psicológicos na escola, em função de sua estética. Tudo isso aconteceu quando foi criada uma lista de garotas que proporcionavam algum tipo de desejo sexual para os garotos, pela aparência. Hanna, foi uma das mais citadas nessa lista, e desde então, sua vida virou um inferno. A aptidão e o desejo sexual que os garotos tinham por Hanna, extrapolaram todos os limites na sua vida. Hanna, começou a sofrer com as atitudes de assédio, com comentários abusivos na escola, e até mesmo com perseguição em sua casa, em que um garoto apaixonado platonicamente por ela, a fotografava escondido na janela de seu quarto. Além disso, Hanna viu sua melhor amiga ser estuprada, e não conseguiu interferir. A culpa desse acontecimento atormentou ainda mais sua vida. E depois de todos esses conflitos, Hanna foi abusada sexualmente em uma festa por um garoto da escola. Quando ela decide conversar com o psicólogo e conselheiro da escola, e obtém respostas inesperadas, como “você deve deixar isso para lá”, ou qualquer outra frase perturbadora e sem escrúpulos, Hanna fica sem chão, e decide então tirar sua própria vida.

A partir disso, a série apresenta as trezes razões que levaram Hanna a cometer o suicídio. Cada episódio desenvolve um personagem da série, e narra os fatos com uma dimensão melancólica. Hanna grava treze fitas contando os motivos de sua decisão, e desenvolve a história de cada pessoa que teve culpa desse acontecimento. A série da ênfase ao personagem Clay, interpretado Dylan Minnette, que é seu melhor amigo, e a pessoa mais próxima de Hanna. Clay amava Hanna, mas não conseguiu demonstrar isso em tempo suficiente. Quando Clay recebe as fitas, e então descobre que as fitas eram para ser entregues apenas para as pessoas que Hanna citava, e queria que sentissem o que fizeram com ela, Clay começa a buscar respostas entre essas pessoas. O último episódio acontece quando Hanna termina de gravar a última fita, e logo após se suicida na banheira de sua casa, cortando os seus próprios pulsos. A cena do suicídio é extremamente forte e transmite um sofrimento real para quem assiste.

As questões levantadas pela série mais comentada atualmente, introduzem reflexões sociais valiosas. Depressão, abuso sexual e psicológico, bullying, suicídio. Essas questões devem ser discutidas, analisadas e sobretudo, solucionadas pela sociedade. Inúmeros profissionais da área da saúde mental, psiquiatras e psicólogos, se manifestaram sobre o contexto da série, e sobre o que ela transmite. Alguns, listaram motivos para adolescentes que sofrem com sintomas depressivos, não assistirem a 13 Reasons Why, pois seria uma forma de induzir o suicídio em suas mentes.

Entretanto, a história traz à tona a representação real de coisas que acontecem no mundo, e que muitas vezes, são consideradas tabus. É preciso falar sobre depressão. É preciso entender que esses sintomas são distúrbios psicológicos, e que se não tratados ocasionam uma série de outros sintomas, formando um conjunto incontrolável de situações que poderiam ser evitadas. O autor, aborda de maneira inteligente, real e expressiva o suicídio, que de forma indireta tenta introduzir uma reflexão para as pessoas, do quanto tudo aquilo poderia ter sido evitado, se as pessoas tivessem notado o estado emocional da personagem, e se ela tivesse recebido ajuda no tempo certo.

13 Reasons Why, veio para induzir o debate e o pensamento reflexivo na cabeça das pessoas, com a seguinte pergunta: será que é coerente exibir cenas tão “fortes” de suicídio em uma série? O questionamento desse assunto, por si só, já destaca e justifica a audiência da obra, apenas por fazer as pessoas pensarem sobre o tema. E é exatamente por isso, que a série é importante, por desconstruir tabus e proporcionar diálogo sobre temas relevantes, além de fazer com que as pessoas enxerguem que reproduzir o destino da personagem na série, não é o melhor caminho, pois existe solução, existe tratamento, existe esperança, e principalmente existe vida. E, não é preciso terminar com tudo isso repentinamente.

Natália Correa Menuzzi Diverio
nataliamenuzzi@hotmail.com
Redação Jornalística I

nataliamenuzzi
Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria /campus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Be the first to comment on "13 Reasons Why: é preciso falar sobre suicídio, sim."